Canil Breed by Lemos

Filhotes de Yorkshire e Yorkshire Micro

Home » Cuidados básicos com seu filhote de Yorkshire

Cuidados básicos com seu filhote

MATERIAL BÁSICO 

O Kit Filhote deverá conter:

  • Uma vasilha para água
  • Uma vasilha para ração
  • Uma escova para pelagem
  • Uma escova de dente (própria para cães)

 

  • Uma toalha
  • Uma guia para passeios
  • Uma cama
  • Brinquedinhos

OS PRIMEIROS DIAS

O importante para quem deseja adquirir um filhote de yorkshire é ter paciência e carinho. Os primeiros dias serão momentos de adaptação de ambas as partes. Não exija muito de seu filhote logo no início. Deixe-o à vontade para descobrir seu novo lar. Caso tenha crianças em casa, tome cuidado com as brincadeiras violentas e excessivas, estamos falando de um filhote que é indefeso e frágil. Respeite os limites de seu filhote de yorkshire.


AS NECESSIDADES BÁSICAS

Nos primeiros dias existe uma dificuldade em estabelecer normas e também por parte do filhote em determinar certos locais. Enquanto o seu filhote não puder sair na rua, ou seja, até que todas as vacinas sejam tomadas, você deverá ensiná-lo a fazer as suas necessidades em lugares específicos, para evitar ele fique fazendo xixi e cocô pela casa. Escolha um local onde ele fará suas necessidades básicas e forre com jornal. Deixe sempre 2 jornais diferentes, um para cocô e um para xixi. Toda vez que perceber que ela irá fazer algo, leve-o até o jornal. Quando este estiver sujo, substitua-o por outro limpo. Se você pegá-lo fazendo as necessidades em lugar errado, repreenda-o falando com autoridade e mostrando o local correto. Devemos lembrar que alguns comandos são ensinados por repetição.

Se você chegar em casa e encontrar necessidades espalhadas em lugares errados, não adiantará repreendê-lo, ele só entenderá que cometeu um erro se for repreendido no momento em que estiver fazendo. Neste caso, o seu animal não entenderá porque está levando bronca.
Se ele fizer as necessidades no lugar certo, agrade-o, elogie-o e dê algum prêmio para que ele assimile que está certo.

Tenha paciência, com a maturidade o animal tende a fazer suas necessidades em jornais e este prazo costuma ocorrer em torno dos 6 meses. Limpe o local indevido com HERBALVET T.A ou água sanitária eliminando assim o odor. Alguns adestradores e veterinários recomendam o uso de estimulantes do tipo PIPI DOG para que acelere o processo de aprendizado do filhote. Maiores dúvidas entre em contato conosco ou fale direto com seu veterinário de confiança.

O filhotinho deve ser ensinado a fazer suas necessidades no local destinado e é o dono quem lhe mostra.
Quando o cão estiver maior, podendo passear, ele fará isso durante suas voltinhas e o dono deverá levar a sacolinha para retirar a sujeira que o seu cão fez.
Afinal, ninguém gosta de pisar em sujeira de cachorro.

ALIMENTAÇÃO BÁSICA

Recomendamos expressamente o uso de rações de primeira linha (Super Premium ou Premium). Os filhotes de yorkshire necessitam de uma alimentação de ótima qualidade. Nossa sugestão é: Royal canan mini Jr. Por tratar-se de um produto de ótima qualidade e produzido com base em pesquisas sérias. A utilização desta ração é recomendada a fim de proporcionar a manutenção da saúde e do bem estar do animal
Em alguns casos os filhotes se desinteressam ou enjoam da ração pura, neste caso recomenda-se à utilização de uma pequena quantidade de alimento em lata para cães misturado a ração ou até mesmo uma leve porção de caldinho de carne feito à base de água, pouco sal e alho. Mas este procedimento só pode ser realizado em períodos pequenos. Até os doze meses a ração deverá ser a indicada a filhotes. Neste período a ração deverá ser fornecida quatro vezes ao dia, ou ficar a disposição do animal o dia todo (menos recomendado).

IMPORTANTE SABER

O sistema digestivo dos cães é completamente diferente do nosso, o seu estômago é proporcionalmente maior e as suas necessidades nutricionais e o seu intestino são diferentes. Pelo fato do estômago do cão ser proporcionalmente maior, ele possui uma capacidade de armazenamento superior e não tem de comer o dia todo, assim como nós. Para os cães adultos, 2 refeições diárias são o suficiente.

Rações

As rações enlatadas devem ser dadas esporadicamente, uma vez por semana, no máximo.
Não se esqueça de verificar a data de validade, assim como as condições da lata.
O que sobrar deve ficar na geladeira e ser esquentado quando for servir novamente. Nunca deixe faltar água.
Ração para gatos é um prato apetitoso para cães, porém além de não cumprir com todas as necessidades nutricionais, em excesso pode causar problemas de saúde para o cão.

Freqüência

O cão adulto deve ser alimentado duas vezes ao dia.
Para os filhotes, a partir de um mês, deve-se ir inserindo a ração em sua alimentação, eles devem ser alimentados de 3 a 4 vezes ao dia. A medida que forem crescendo, diminua a quantidade de vezes até chegar a duas vezes ao dia - quando ele estiver com um ano de idade - pois ele já será um cão adulto.

Embalagens

Nas embalagens vêm as recomendações da ração assim como as quantidades indicadas.
Sempre leia com atenção os rótulos dos alimentos de seu cão, nele estão contidas informações importantes relacionadas as quantidades de alimento e necessidades diárias, que variam de uma ração para outra.
É importante também ler na embalagem sobre o tipo de alimento, se é completo ou complementar e observar as indicações para cada raça e para condições específicas do animal.

Ossos

Não devem ser dados ossos ao animal, pois existe o risco de que as lascas perfurem o estômago ou intestino dele, os de galinha são muito perigosos.

Caso o cão necessite, peça informações sobre as opções de cálcio para serem administrados ao animal.

 ALIMENTAÇÃO SUPLEMENTAR

Legumes e carnes cozidas em água com pouco sal, cortadas em pequenos pedaços e acrescentada a ração. Recomenda-se a utilização de alho a fim de reforçar o processo de vermifugação.

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A UTILIZAÇÃO DE MILHO E DERIVADOS, FEIJÃO, MOLHOS, GORDURAS, OSSOS DE AVES, RESTOS DE COMIDAS E ESPINHA DE PEIXES, LEITE.

CUIDADOS COM SEU FILHOTE

Olhos
Limpar os olhos com soro fisiológico

Vacinas
Dê preferência para as vacinas adquiridas em clínicas veterinárias (importadas).
O cão estará totalmente protegido somente após o último reforço das vacinas.
O animal deverá ser vacinado mensalmente até os quatro meses e depois tomar o reforço no mínimo a cada ano ou conforme recomendação do seu veterinário.

A anti-rábica deverá ser dada aos quatro meses e repetida a cada ano.
• A 1ª dose da vacina múltipla, deve ser tomada aos 45 dias de vida.
• A 2ª dose deverá ser dada no intervalo de 21 dias da 1ª.
• E a 3ª com intervalo de vinte um dias da 2ª
É recomendada a aplicação de uma 4ª dose como reforço
A vacina contra tosse dos canis deve ser aplicada aos 60 dias.

Somente após essas doses de vacinas o animal poderá sair a rua e/ou ter contato com outros animais, antes ele correrá o risco de ser infectado.

Além destas ainda recomendamos a vacina contra Giárdia.
Os reforços deverão ser dados ao animal anualmente.

Vermífugos
Mantenha sempre um controle mensal com os vermífugos de ampla ação até os seis meses de idade, depois uma dose a cada três ou quatro meses.

Os filhotes devem ser vermifugados aos 30, 45 e 60 dias de vida.

Combate a parasitas
No caso de pulgas e carrapatos recomenda-se o uso de Frontline Spray.

Higienização do ambiente
Recomenda-se o uso de água sanitária ou Herbalvet T.A da ouro fino (encontrado em Pet Shop).

E-mail Canil Breed by Lemos

Venda Filhotes de Yorkshire


Filhotes de Yorkshire

disponíveis para venda:
Canil Breed by Lemos

Filhotes de Yorkshire, saudávies e inteligentes, com Pedigree da CBKC, Vacinados e Vermifugados.(venda filhotes…)

Perguntas Frequentes


É comum novos donos de Yorkshire e raças de pequeno porte terem alguns problemas quanto a adaptação com seus filhotes. Tire suas dúvidas aqui em Cuidados com seu Filhote e Perguntas Frequentes sobre cães de pequeno porte.

História da raça Yorkshire


Conheça a história da raça Yorkshire Terrier e saiba como este pequeno cãozinho conseguiu destaque no mundo moderno sendo um excelente amigo, companheiro e uma verdadeira paixão para muitos de nós...

Vídeos de Yorkshire


Conheça alguns filhotes de Yorkshire Terrier em plena atividade, esperando de seus novos donos. O Canil Breed by Lemos também pode fazer a reserva de seu Filhote. Nossos filhotes de Yorkshire são criados com todo amor e carinho!